Introdução a linguagens de programação - Ateliê Digital
Entenda os conceitos básicos da codificação: módulo 1/1

Introdução à programação

Adicionar ao Meu plano de aprendizado
Remover do Meu plano de aprendizado
Compartilhar:
Twitter
Facebook
LinkedIn

Está no bom caminho.

Quer continuar a aprender com mais tutoriais gratuitos?

{[ ((lesson.showTranscript) ? 'Ocultar' : 'Ver transcrição') ]}

A programação está em constante evolução para acompanhar todos os novos aplicativos, computadores e dispositivos digitais que são desenvolvidos todos os anos. Já existem centenas de linguagens de programação, e surgem novas a todo momento.

Nesta lição, veremos por que existem tantas linguagens de programação, como elas são usadas e o que o futuro reserva para a área.

Kotlin, Rust e Julia. Não, não são nomes de cachorro. São apenas exemplos das inúmeras linguagens de programação disponíveis. Atualmente, há mais de 250. Por que precisamos de tudo isso para nos comunicar com as máquinas? Por que não ter apenas uma? Acontece que é mais rápido se comunicar com linguagens criadas especificamente para uma tarefa do que usar só uma linguagem para tudo.

E, conforme a programação evoluiu, o mesmo aconteceu com a maneira de criar programas. Algo semelhante acontece com as linguagens técnicas especializadas, que se desenvolveram em diferentes setores. Os médicos precisam de termos específicos para falar sobre pacientes e condições médicas, assim como os engenheiros têm uma linguagem específica para falar sobre projetos e materiais.

Vejamos os fundamentos da programação em mais detalhes e algumas das aplicações mais comuns. A linguagem mais básica que os computadores entendem é chamada de "binária. Você talvez já tenha ouvido esse termo. O código binário é composto por 1s e 0s, que são os únicos caracteres usados pela linguagem. É fácil para os computadores entenderem, mas muito difícil para os humanos. Nem mesmo os melhores desenvolvedores criam programas nessa linguagem.

Eles usam a linguagem de programação que preferem e convertem em algo que uma máquina possa entender. Podemos classificar diferentes linguagens de programação usando os chamados "níveis de abstração Quanto menor o nível de abstração, mais próxima a linguagem estádios 1s e 0s do código binário, que é mais difícil para nós humanos entendermos.

E quanto maior o nível de abstração, mais longe estaremos do código binário e mais fácil será para nós humanos entendermos e usarmos a linguagem. Veja esta analogia que nos ajuda a entender melhor o que é a abstração. Imagine que você está projetando uma casa. É muito mais rápido e fácil desenhar um esboço básico, descrevendo forma, materiais e ferragens, do que entrar em detalhes sobre cada prego, tijolo e ripa de madeira.

Desde que você fale os elementos básicos, os arquitetos e empreiteiros farão o restante. O esboço básico equivale a "alta abstração", ou uma linguagem de nível alto. Continua sendo a casa, mas com uma representação simplificada. Um modelo de alta resolução ou conjunto detalhado de plantas corresponderia à "baixa abstração", ou uma linguagem de nível baixo. Embora essa seja uma representação muito mais abrangente, criá-la é muito mais difícil e complexo. Vejamos algumas linguagens com nível baixo de abstração: C e Assembly, que os computadores compreendem com relativa facilidade, podendo traduzir o código rapidamente sem precisar de muita memória para executar programas. Isso faz com essas linguagens sejam ideais para computadores menores usadas para fazer dispositivos como carros, relógios digitais, termostatos e semáforos funcionarem.

Linguagens como C++ e Swift são escritas com um nível de abstração mais alto.Elas são mais fáceis de serem compreendidas, mas têm muitos recursos para as máquinas lerem. Os desenvolvedores as utilizam para criar, por exemplo, aplicativos para smartphones, tablets e desktops que você usa diariamente.Essas linguagens são muito versáteis porque precisam executar muitas tarefas diferentes. O gerenciamento de dados é outra aplicação importante de programação, já que o volume de dados produzido no planeta está aumentando.

Os desenvolvedores usam linguagens de nível superior como SQL para capturar, armazenar, analisar e classificar dados de várias maneiras. Se analisarmos como um aplicativo de rede social é codificado, veremos que há um grande banco de dados por trás das fotos, atualizações e curtidas, que armazena com segurança os dados de milhões de usuários.Ao manipular os dados com SQL, as redes sociais podem recomendar amigos, segmentar anúncios e exibir conteúdo relevante.

Mas a linguagem de programação mais utilizada no mundo é o “JavaScript”. Se você está em uma página da Web e vê um jogo, gráfico interativo ou vários elementos que se movem, está vendo o JavaScript em ação. Na verdade, ele é usado por 95% das 10 milhões de páginas mais acessadas. O JavaScript é uma linguagem de script, que é uma família de linguagens criadas para serem de fácil uso para os desenvolvedores.

Agora que exploramos algumas aplicações do código, vamos pesquisar sobre os programas de computador que você usa todos os dias. Coloque a mão na massa e pesquise na Internet quais linguagens foram usadas para criá-los e o que acontece nos bastidores.

Para resumir, existem muitas linguagens de programação por aí, uma para cada objetivo. Linguagens de nível baixo, médio e alto servem para diferentes propósitos. Por exemplo, C e Assembly, para programar computadores e dispositivos menores, SQL e JavaScript, para gerenciar bancos de dados, ou JavaScript, para criar sites interativos. Não importa a linguagem usada, o objetivo da programação sempre será o mesmo: fazer um computador realizar uma tarefa específica que ajudará você a trabalhar com mais rapidez, facilidade e eficiência.

URL de visualização

O URL mostrado no anúncio, normalmente uma versão abreviada do URL de destino ou real. Exemplo: "Meus usuários não veem um URL longo, como 'http://www.blakeproduce.com/proucts/specials/italiantomatos.com'. Usei um serviço encurtador de URL, como https://goo.gl/, que me permite criar um URL de visualização mais amigável ao usuário, mais curto, a ser usado em atualizações de mídia social."

Realidade virtual

Simulação gerada por computador de um ambiente tridimensional com o qual você pode interagir usando um equipamento como headsets, sensores ou joysticks.

CTR

O número de vezes em que as pessoas clicam em um item de interesse, como um anúncio, em comparação com o número de vezes em que os usuários são expostos a esse item. Exemplo: "Minha taxa de cliques em anúncios sobre pintura externa é de 2%, mas minha CTR em anúncios sobre murais internos é inferior a 1%."

Índice de qualidade

Uma medida de 1 a 10 da relevância dos seus anúncios e páginas de destino para as palavras-chave pelas quais você está dando um lance. Aumentar o Índice de qualidade pode ajudar a conseguir posições de anúncio melhores e preços mais baixos por cliques.

Custo por clique

A quantia em dinheiro necessária para produzir um único clique em uma publicidade digital. Exemplo: "Os preços do custo por clique ficam aparentemente mais altos durante os finais de semana. Dessa forma, só estou exibindo minhas campanhas durante a semana."

Computador

Um computador não móvel. Exemplo: "Prefiro usar um computador em casa, mas uso meu laptop quando viajo."

Conteúdo duplicado

Conteúdo semelhante ou idêntico ao conteúdo encontrado em outro website. Os mecanismos de pesquisa tendem a ignorar o conteúdo duplicado. Exemplo: "Evitamos duplicar o conteúdo investindo em conteúdo original."

Índice

Um catálogo pesquisável de páginas da Web e conteúdo digital usado por um mecanismo de pesquisa para apresentar resultados relevantes. Exemplo: "Antes do meu site ser exibido no índice do mecanismo de pesquisa, as pessoas não conseguiam encontrá-lo quando pesquisavam por murais de saguão."

Anúncio

Um resultado patrocinado exibido na página de resultados de um mecanismo de pesquisa. Os anúncios costumam ser formados por algumas linhas de texto e podem incluir elementos adicionais como endereços, comentários e números de telefone. Exemplo: "Meu anúncio 'Belas fotos de casamento' já está gerando muitos negócios novos."

Backlink

Qualquer link que leve a uma página ou a um website de outra página ou de outro website. Exemplo: "Nossas postagens do blog são muito acessadas e contêm informações úteis. Assim, temos muitos backlinks para eles de outros websites."

Classificação do anúncio

A "classificação" geral recebida por um anúncio que determina onde ele pode ser exibido em uma página de resultados de pesquisa (SERP). Quanto maior for a classificação do anúncio, mais alta será a posição na SERP. A fórmula da classificação do anúncio varia um pouco entre mecanismos de pesquisa, mas normalmente funciona assim: CPC máx. X Índice de qualidade. Por exemplo, um anúncio com um CPC máx. de R$ 2 e uma classificação de relevância de 6/10 terão uma classificação do anúncio de 12. Se essa for a classificação do anúncio mais alta, esse anúncio vencerá a posição mais alta na SERP. Exemplo: "O aumento da relevância dos meus anúncios e do meu lance me ajudaram a melhorar minha classificação do anúncio."

Chatbot

Um programa de computador que simula uma conversa humana, normalmente pela Internet. Exemplo: "Criamos um chatbot para responder às perguntas mais comuns dos clientes e ajudar no atendimento ao cliente."

Segmentação geográfica

Use a segmentação geográfica para mostrar apenas anúncios para pessoas em uma determinada área geográfica. Exemplo: "Ajustamos nossa segmentação geográfica para mostrar nossos anúncios apenas a pessoas a 80 quilômetros de nossa empresa."

Aplicativo

Um programa projetado para smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Exemplo: "Preciso pintar minha casa. Então, usei um aplicativo local para achar um profissional de confiança próximo."

Página inicial

A página introdutória ou "principal" de um website. Exemplo: "Em minha página principal, os visitantes podem ver exemplos dos meus trabalhos mais bonitos de pintura de casas."

Criação de links

O processo de incentivar links recebidos relevantes, de alta qualidade, para um website por meio da criação de um conteúdo exclusivo, relevante, que possa ganhar popularidade naturalmente na comunidade da Internet. Exemplo: "Como nosso conteúdo é relevante e atrativo, outros websites têm mais chances de criar um link para nossas páginas, o que ajuda em nossa iniciativa de criação de links para melhorar as posições de nosso mecanismo de pesquisa."

Retorno do investimento

Um cálculo usado por um anunciante para tentar identificar se as campanhas de marketing on-line são lucrativas. Uma fórmula comum usada no cálculo do ROI é a seguinte: retorno do investimento = (ganho do investimento – custo do investimento) / custo do investimento. Exemplo: "As vendas geradas por nossas campanhas de publicidade gráfica apresentaram um ROI positivo neste trimestre."

HTML

Hypertext Markup Language. Uma linguagem usada por desenvolvedores da Web para criar websites. Exemplo: "Meu website foi escrito em HTML."

Sitemap

Uma listagem de páginas da Web no seu site que ajuda mecanismos de pesquisa a entenderem seu website. Exemplo: "Adicionar um sitemap ajudou os mecanismos de pesquisa a entenderem as páginas em www.blakeproduce.com."

Clique

Quando uma pessoa visita seu site por meio de um anúncio. Para a maioria das campanhas SEM, você só paga quando o pesquisador clica no seu anúncio. Exemplo: "Meu anúncio 'Fotos de cãezinhos fofinhos' recebe muito mais cliques do que meu anúncio 'Fotos de gatinhos fofinhos'."

SEO

A prática de fazer alterações em páginas da Web, conteúdo, e a promoção desse conteúdo para aumentar a visibilidade nos resultados do mecanismo de pesquisa orgânicos, ou não pagos. Exemplo: "Investir em SEO ajudou meu website a atingir uma classificação melhor nos resultados do mecanismo de pesquisa."

SEM

Uma forma de publicidade que permite dar um lance por seu anúncio a ser exibido nos resultados de pesquisa para palavras-chave digitadas pelas pessoas. Isso permite que as empresas sejam vistas por pessoas no exato momento em que procuram aquilo que uma empresa oferece. Exemplo: "SEO é um processo longo, mas ele me ajudou a conseguir muito mais tráfego de website bem rapidamente."

Visita

Um grupo de interações ocorridas no seu website em um determinado período. Por exemplo, uma única sessão pode conter várias visualizações de página e transações de comércio eletrônico. Exemplo: "Meu website recebeu 2.000 visitas no mês passado, mas me preocupo mesmo é se essas visitas resultaram em vendas."

Impressão

O número de vezes em que um anúncio é exibido. Não significa necessariamente que alguém tenha clicado nele. Exemplo: "Estou recebendo muitas impressões em meu anúncio de fotos de bebês, mas não há muitas pessoas clicando nele. Preciso refazê-lo."

Taxa de conversão

A taxa de conversão de visitas, que é normalmente usada para medir o desempenho digital. Exemplo: "Não sei bem por que, mas minha taxa de conversão em pintura externa está muito baixa para visitantes homens."

URL

O endereço exclusivo de uma página ou de um conteúdo digital na Internet. Exemplo: "Max, você pode acessar meu website digitando o URL no seu navegador."

Mecanismo de pesquisa

Uma ferramenta que indexa e retorna conteúdo digital relevante em resposta a palavras-chave dos usuários. Entre os mecanismos de pesquisa mais conhecidos na Internet estão Google, Bing, Yahoo, DuckDuckGo, Baidu, Yandex e muito mais. Exemplo: "Uso mecanismos de pesquisa para procurar tendências em decoração de casa."

Marketing por e-mail

O processo de usar mensagens por e-mail para compartilhar informações e promover produtos e serviços.

Avatar

Uma imagem usada para representar uma pessoa, uma empresa ou uma organização nas mídias sociais. Exemplo: "Quando clico em meu avatar, ele me leva de volta ao meu perfil."

Comércio eletrônico

A venda de produtos e serviços on-line.

Página de destino

A primeira página em um website que uma pessoa normalmente vê, não necessariamente a página inicial desse website. Exemplo: "Estou direcionando pessoas que clicam em meu anúncio para uma página de destino com um cupom de desconto. Assim, esses visitantes serão incentivados a comprar."

Sitemap XMP

Uma listagem de páginas da Web no seu site que ajuda mecanismos de pesquisa a entenderem seu website. Exemplo: "Adicionar um sitemap ajudou os mecanismos de pesquisa a entenderem as páginas em www.blakeproduce.com."

Otimização de conversão

O processo de aprimoramento da sua estratégia digital para aumentar a porcentagem de visitantes que cumprem suas metas. Exemplo: "Assim que adicionar uma nova linha de acabamentos genéricos ao meu website, passarei a me concentrar na otimização de conversão."

Marketing do conteúdo

Como criar conteúdo on-line como blogs, vídeos ou infográficos para atrair e engajar um público-alvo definido.

Links internos

Links de uma página para outra dentro do mesmo website. Exemplo: "Os visitantes do website podem clicar em links internos na página inicial para ver as páginas da Web na seção da galeria de minhas frutas e legumes."

Elemento de título ­

O título de uma página da Web conforme indicado no HTML de uma página. Também normalmente usado como o título da sua página em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa. Exemplo: "Presto muita atenção ao elemento de título de minhas páginas da Web para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender do que se tratam as páginas."

Rede social

Uma comunidade de indivíduos que criam e compartilham conteúdo. Exemplo: "As redes sociais podem ser um ótimo lugar para eu demonstrar meus belos murais de saguão e talvez conseguir novos clientes."

Indexador

Um programa projetado para procurar sistematicamente conteúdo na Internet e coletar informações sobre ele para ajudar os pesquisadores a encontrarem o que estão procurando. Exemplo: "Não gosto de indexadores, a não ser aqueles que ajudam meu website a aparecer em mecanismos de pesquisa."

Navegador

Um programa de computador usado para navegar na Internet em computadores, tablets e smartphones. Entre os exemplos estão Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari. Exemplo: "Não sei bem por que meu website fica diferente dependendo do navegador que uma pessoa está usando."

Analytics

A análise de dados gerados pela atividade das pessoas em aplicativos para websites ou dispositivos móveis com a finalidade de descobrir maneiras de melhorar websites e campanhas de marketing. Exemplo: "Estou usando uma ferramenta de análise da web para melhorar determinadas páginas da Web e aumentar o engajamento do cliente em meu website."

Pagamento por clique

Um sistema de publicidade em que os anunciantes pagam para usuários clicarem nos seus anúncios. Exemplo: "Usarei anúncios com pagamento por clique para promover meus novos acabamentos genéricos."

Taxa de cliques

O número de vezes em que as pessoas clicam em um item de interesse, como um anúncio, em comparação com o número de vezes em que os usuários são expostos a esse item. Exemplo: "Minha taxa de cliques em anúncios sobre pintura externa é de 2%, mas minha CTR em anúncios sobre murais internos é inferior a 1%."

Visitante único

Um único visitante de um website durante um período específico. Exemplo: "Não importa quantas vezes o tio Beto visite meu website, ele continuará sendo contado como um único visitante."

Extensões de anúncio

Informações extras opcionais que podem ser exibidas abaixo de um anúncio da rede de pesquisa. Exemplo: "Adicionamos extensões de anúncio do sitelink a nossos anúncios, dando a nossos clientes opções extras de clicar em nosso site."

Mídia social

Conteúdo como textos, imagens ou vídeos criados por indivíduos e compartilhados na Internet. Exemplo: "A mídia social muda sempre. Por isso, contratei alguém para me ajudar a criar uma estratégia de mídia social."

Uniform Resource Locator

O endereço exclusivo de uma página ou de um conteúdo digital na Internet. Exemplo: "Max, você pode acessar meu website digitando o URL no seu navegador."

Metadescrição

A descrição de uma página da Web no código da página. Ela também pode ser usada como parte da descrição na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Exemplo: "Escrevo metadescrições para cada página do meu website, caso o mecanismo de pesquisa exiba a página nos resultados da pesquisa."

Spam

Técnicas que tentam chegar ao topo dos resultados da pesquisa de maneira enganosa, como repetindo palavras-chave, pagando outros sites para criar um link para o seu ou colocando texto invisível na tela. Essa forma é considerada ruim porque websites verdadeiramente relevantes desaparecem em meio aos resultados. Exemplo: "Recebi ofertas por e-mail para ocupar a primeira classificação nos resultados da pesquisa do Google, mas recusei porque as técnicas usadas eram spam."

Termo de pesquisa

A palavra-chave ou a frase digitada por um usuário em um mecanismo de pesquisa para saber o que está procurando. Exemplo: "Quando usam o termo de pesquisa 'cabeleireiro', as pessoas podem estar à procura de dicas sobre como fazer elas próprias um penteado ou de um profissional para fazer isso."

Blog

Um website atualizado regularmente com postagens escritas por um indivíduo ou uma empresa, normalmente em um estilo informal e voltado para um assunto específico.

Texto ALT

Texto usado no código de uma página para descrever uma imagem. Se uma imagem estiver quebrada e não puder ser carregada pela página, o texto ALT será exibido em uma caixa em branco que normalmente conteria a imagem. O texto ALT também é usado por leitores de tela a fim de aumentar a acessibilidade para pessoas cegas e com deficiência visual e dizer a elas o que está na imagem. Exemplo: "A página inicial do meu website www.blakeproduce.com apresenta uma imagem de um pomar com frutas e legumes. Incluí o seguinte texto ALT no código da imagem para descrevê-la: 'Frutas e legumes frescos colhidos nos pomares da Blake Produce'."

PPC

Um sistema de publicidade em que os anunciantes pagam para usuários clicarem nos seus anúncios. Exemplo: "Usarei anúncios com pagamento por clique para promover meus novos acabamentos genéricos."

ROI

Um cálculo usado por um anunciante para tentar identificar se as campanhas de marketing on-line são lucrativas. Uma fórmula comum usada no cálculo do ROI é a seguinte: retorno do investimento = (ganho do investimento – custo do investimento) / custo do investimento. Exemplo: "As vendas geradas por nossas campanhas de publicidade gráfica apresentaram um ROI positivo neste trimestre."

UGC (Conteúdo gerado pelo usuário)

Conteúdo criado por usuários de uma plataforma on-line, como vídeos, comentários ou postagens. Exemplo: "A maioria das redes sociais depende de conteúdo gerado pelo usuário para postagem e compartilhamento."

Posição média do anúncio

A posição do seu anúncio na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa normalmente indicam a posição mais alta como "Posição 1". Se seu anúncio fosse exibido em metade do tempo na Posição 1 e na outra metade na Posição 2, a posição média seria 1,5. Exemplo: "A posição média do meu anúncio de fotos de animais de estimação melhorou de 7 para 3. Estou otimista."

Bot

Um programa projetado para procurar o conteúdo na Internet e coletar informações sobre ele para ajudar os pesquisadores a encontrarem o que estão procurando. Exemplo: "Quando lancei meu website, me certifiquei de que as páginas estavam visíveis para bots do mecanismo de pesquisa. Assim, eles podiam indexar minhas páginas."

SERP

Uma lista de resultados exibidos em um mecanismo de pesquisa em resposta à consulta de pesquisa de um usuário. Exemplo: "Depois que procurei 'comprar tinta brilhante em grande quantidade', percebi que a SERP apresentava listagens naturais e listagens pagas."

Rastreador

Um programa projetado para procurar sistematicamente conteúdo na Internet e coletar informações sobre ele para ajudar os pesquisadores a encontrarem o que estão procurando. Exemplo: "Não gosto de indexadores, a não ser aqueles que ajudam meu website a aparecer em mecanismos de pesquisa."

Custo por conversão

Normalmente conhecida como custo por aquisição (CPA), essa taxa avalia o quanto você gastou em publicidade em relação ao número de conversões recebidas pelos anúncios. Por exemplo, se você gastar R$ 100 e receber 4 conversões, seu custo por conversão será de R$ 25. Seu custo por conversão deve ser inferior ao valor de uma conversão. Por exemplo, se uma conversão valer apenas R$ 20, um custo por conversão de R$ 25 não será lucrativo. Exemplo: "Meu custo por conversão estava muito alto. Por isso, comecei a gastar menos em publicidade on-line e analisei como poderia melhorar meus anúncios para campanhas futuras."

White Hat

Táticas que otimizam páginas da Web para usuários, e não para mecanismos de pesquisa. Exemplo: "Só uso a tática white hat para ajudar os mecanismos de pesquisa a encontrarem meu website www.blakeproduce.com."

Black Hat

Tática de SEO manipuladora ou enganosa otimizada apenas para mecanismos de pesquisa, e não para usuários. Exemplo: "Tive o cuidado especial de evitar qualquer técnica de SEO de black hat. Não quis afetar a classificação de www.mydeliciousorganicveggies.com nos mecanismos de pesquisa."

CPC máx.

Seu custo por clique (CPC) máximo, ou preço do lance, é o maior valor que você está disposto a pagar por 1 clique no seu anúncio. Porém, você não necessariamente será cobrado pelo CPC máx. Por exemplo, se seu CPC máx. for R$ 1,25, você só poderá pagar R$ 1,04 pelo clique, dependendo de fatores competitivos. Porém, aumentar um lance pode elevar a probabilidade de uma posição do anúncio mais alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Exemplo: "Darei um lance máximo de R$ 2,25, mas esse é meu CPC máx. Dinheiro não nasce em árvore."

Software de gerenciamento de lance

Software que pode ser usado para gerenciar automaticamente uma campanha de pesquisa, em geral para regras predefinidas.

Link

Um texto ou uma imagem que fornece um link de uma página da Web ou de um website para outro. Exemplo: "Quando o link de um grande blog sobre decoração de casa foi colocado no meu website, recebi muito mais visitantes."

Ferramentas de análise da web

A análise de dados gerados pela atividade das pessoas em aplicativos para websites ou dispositivos móveis com a finalidade de descobrir maneiras de melhorar websites e campanhas de marketing. Exemplo: "Estou usando uma ferramenta de análise da web para melhorar determinadas páginas da Web e aumentar o engajamento do cliente em meu website."

Custo por clique (CPC) real

O valor real pago por uma empresa para o mecanismo de pesquisa quando seu anúncio é clicado. As empresas estabelecem um CPC máx. funcionando como um "teto", e jamais podem ser cobradas além desse valor. Porém, dependendo do número e da relevância dos outros anúncios no leilão, o valor pago real pode variar. A fórmula do custo por clique pode variar um pouco dependendo dos mecanismos de pesquisa, mas normalmente funciona assim: (classificação do anúncio a ser superada ÷ seu índice de relevância) + R$ 0,01. Vejamos um exemplo. Seu concorrente, a Wanda’s Weddings, tem a segunda melhor classificação do anúncio (ou seja, a classificação do anúncio a ser superada nessa fórmula). A classificação do anúncio é 12. Agora precisamos dividir isso pelo seu índice de relevância. Digamos que você tenha conseguido 9 de 10 possíveis. Assim, seu custo por clique real será (1 2/9) + R$ 0,01 ou R$ 1,34. Exemplo: "Minha disposição é de um lance até R$ 1,75 por meu anúncio de fotos de casamento, mas felizmente meu CPC real é de apenas R$ 1,60."

Algoritmo

Um conjunto de regras usadas por computadores para resolver problemas. Os mecanismos de pesquisa usam algoritmos para determinar as classificações de uma página para uma consulta de pesquisa específica. Exemplo: "Espero que os algoritmos do mecanismo de pesquisa correspondam a minhas páginas da Web relevantes com meu público-alvo desejado."

Consulta de pesquisa

A palavra ou a frase completa, exata, digitada por uma pessoa em um mecanismo de pesquisa para saber o que está procurando. Ela pode ou não corresponder exatamente às palavras-chave de segmentação dos anunciantes. Exemplo: "O termo de pesquisa 'fotógrafo de animais de estimação em Cardiff' está apresentando um bom desempenho todos os meses."

Rede de publicidade

Uma plataforma que conecta anunciantes a editores que desejam hospedar seus anúncios. O anunciante paga a rede sempre que ocorre um evento consensual, como uma impressão de anúncio, um clique ou uma venda. A rede acaba dividindo a receita gerada pelo anunciante com o editor, após a dedução das taxas de rede. Exemplo: "Escolhemos uma rede de publicidade para nossas campanhas da Rede de Display. Dessa maneira, podemos levar nossos anúncios para uma grande variedade de websites rapidamente."

Conversão

A ação que você deseja que os visitantes realizem. Entre os exemplos estão compras de comércio eletrônico, envios de formulários, chamadas telefônicas e visualizações de vídeo. Exemplo: "Minha meta principal é fazer as pessoas agendarem uma consulta em meu site, mas se inscrever em meu boletim informativo por e-mail também seria considerado uma conversão."

Taxa de cliques (CTR)

O número de vezes em que as pessoas clicam em um item de interesse, como um anúncio, em comparação com o número de pessoas expostas a esse item. Por exemplo, se seu anúncio tiver recebido 100 impressões e 3 cliques, sua CTR será 3%. CTR é um indicador crucial da relevância dos seus anúncios para as pessoas que usam o mecanismo de pesquisa. Pense nele como a diferença entre o volume de pessoas que efetivamente chegam à sua loja dividida pelo número de pessoas que param para ver a vitrine, por fora. Embora não haja diretrizes, você deve sempre trabalhar para melhorar a CTR. Exemplo: "Melhorei bem minha CTR quando adicionei informações de preço ao meu anúncio de fotos de casamento. Isso fez claramente as pessoas quererem clicar."

Vlog

A versão em vídeo de um blog, em que as atualizações são novos vídeos, e não postagens por escrito.

Metapalavras-chave

Uma lista pequena de diversas palavras-chave que descrevem de maneira sucinta o conteúdo de uma página. Não usada por nenhum mecanismo de pesquisa. Exemplo: "Não me preocupo em incluir metapalavras-chave nas minhas páginas da Web, pois os mecanismos de pesquisa não usam essas informações."

Impressões

O número de vezes em que um anúncio é exibido. Exemplo: "Minha nova campanha de marketing para petiscos caninos feitos em casa recebeu milhares de impressões, mas não tenho certeza se já fiz alguma venda."

Spam na web

Técnicas que tentam chegar ao topo dos resultados da pesquisa de maneira enganosa, como repetindo palavras-chave, pagando outros sites para criar um link para o seu ou colocando texto invisível na tela. Essa forma é considerada ruim porque websites verdadeiramente relevantes desaparecem em meio aos resultados. Exemplo: "Recebi ofertas por e-mail para ocupar a primeira classificação nos resultados da pesquisa do Google, mas recusei porque as técnicas usadas eram spam."

Listagens orgânicas

Resultados de um mecanismo de pesquisa que não recebe por anúncios. Exemplo: "Quanto melhor for a classificação do meu website nas listagens naturais de um mecanismo de pesquisa, mais tráfego de website terei."

Conteúdo

O material digital disponível para usuários, por meio de texto, vídeo, áudio, imagem etc. Exemplo: "Estou adicionando mais conteúdo de imagem e vídeo ao meu site, e por isso ele será mais atrativo."

Sessão

Um grupo de interações ocorridas no seu website em um determinado período. Por exemplo, uma única sessão pode conter várias visualizações de página e transações de comércio eletrônico. Exemplo: "Meu website recebeu 2.000 visitas no mês passado, mas me preocupo mesmo é se essas visitas resultaram em vendas."

Listagens naturais

Resultados de um mecanismo de pesquisa que não recebe por anúncios. Exemplo: "Quanto melhor for a classificação do meu website nas listagens naturais de um mecanismo de pesquisa, mais tráfego de website terei."

Preço do lance

Seu custo por clique (CPC) máximo, ou preço do lance, é o maior valor que você está disposto a pagar por 1 clique no seu anúncio. Porém, você não necessariamente será cobrado pelo CPC máx. Por exemplo, se seu CPC máx. for R$ 1,25, você só poderá pagar R$ 1,04 pelo clique, dependendo de fatores competitivos. Porém, aumentar um lance pode elevar a probabilidade de uma posição do anúncio mais alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Exemplo: "Darei um lance máximo de R$ 2,25, mas esse é meu CPC máx. Dinheiro não nasce em árvore."

Marketing de Busca

Uma forma de publicidade que permite dar um lance por seu anúncio a ser exibido nos resultados de pesquisa para palavras-chave digitadas pelas pessoas. Isso permite que as empresas sejam vistas por pessoas no exato momento em que procuram aquilo que uma empresa oferece. Exemplo: "SEO é um processo longo, mas ele me ajudou a conseguir muito mais tráfego de website bem rapidamente."

App

Um programa projetado para smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Exemplo: "Preciso pintar minha casa. Então, usei um aplicativo local para achar um profissional de confiança próximo."

Classificação

A posição de uma listagem em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa. Exemplo: "Com muito trabalho, espero colocar meu website na classificação n° 1 dos mecanismos de pesquisa."

Meta

A ação que você deseja que os visitantes realizem. Entre os exemplos estão compras de comércio eletrônico, envios de formulários, chamadas telefônicas e visualizações de vídeo. Exemplo: "Minha meta principal é fazer as pessoas agendarem uma consulta em meu site, mas se inscrever em meu boletim informativo por e-mail também seria considerado uma conversão."

Aquisição de tráfego

O processo de atrair visitantes, normalmente conhecido como tráfego para websites, aplicativos para dispositivos móveis e outros ativos digitais. Exemplo: "Minha estratégia de aquisição se concentra na segmentação de pessoas que compraram casas antigas recentemente."

Texto âncora

A parte visível ou clicável de um link em uma página da Web. Exemplo: "Se clicar no link cujo texto âncora diz 'Galeria de fotos de produtos orgânicos', você será direcionado para a página com mais fotos de nossas frutas e legumes."

Redirecionamento

Um encaminhamento automático para um URL diferente do informado pelo usuário. Exemplo: "Implementamos redirecionamentos quando migramos o website para um novo domínio."

Página de resultados do mecanismo de pesquisa

Uma lista de resultados exibidos em um mecanismo de pesquisa em resposta à consulta de pesquisa de um usuário. Exemplo: "Depois que procurei 'comprar tinta brilhante em grande quantidade', percebi que a SERP apresentava listagens naturais e listagens pagas."

Otimização de mecanismos de pesquisa

A prática de fazer alterações em páginas da Web, conteúdo, e a promoção desse conteúdo para aumentar a visibilidade nos resultados do mecanismo de pesquisa orgânicos, ou não pagos. Exemplo: "Investir em SEO ajudou meu website a atingir uma classificação melhor nos resultados do mecanismo de pesquisa."

Consulta

A palavra-chave ou a frase digitada por um usuário em um mecanismo de pesquisa para saber o que está procurando. Exemplo: "Quando usam o termo de pesquisa 'cabeleireiro', as pessoas podem estar à procura de dicas sobre como fazer elas próprias um penteado ou de um profissional para fazer isso."

Conteúdo gerado pelo usuário

Conteúdo criado por usuários de uma plataforma on-line, como vídeos, comentários ou postagens. Exemplo: "A maioria das redes sociais depende de conteúdo gerado pelo usuário para postagem e compartilhamento."

Anúncio em banner

Uma forma de anúncio encontrada em páginas da Web e aplicativos para dispositivos móveis, disponível em diversos formatos (como imagens, GIFs animados e rich media). Exemplo: "Estou usando anúncios em banner para levar novos clientes até meu website."

Palavra-chave

O termo específico pesquisado por um usuário antes de chegar ao seu website. Exemplo: "As palavras-chave 'refúgio romântico de luxo' estão melhorando o desempenho do meu site."

Listagens pagas

Anúncios exibidos em páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Exemplo: "Estou pensando em pagar para ter meu website exibido nas listagens pagas. Assim, consigo trazer mais clientes para meu website."

{[ ((lesson.showTranscript) ? 'Ocultar' : 'Ver transcrição') ]}

Pontos-chave de aprendizagem

Atualmente, existem centenas de linguagens de programação, cada uma com atributos únicos. Mas por que precisamos de tantas opções de programação? Neste vídeo, veremos:

  • o mundo das linguagens de programação e por que existem tantas variações;
  • algumas das linguagens de programação mais usadas atualmente;
  • os conceitos básicos por trás da codificação binária.